email.seneyamigues@hotmail.com

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Profissional SÉRIO RECEBE A INFORMAÇÃO TÉCNICA E REPASSA PARA O CLIENTE.......ESTE É MEU MÉTODO DE TRABALHO.


Terceira Idade: a estética e a qualidade de vida

Pular Links de Navegação.
1) O Mercado e o seu Crescimento
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a população mundial com mais de 60 anos vai quadruplicar nos próximos 50 anos, atingindo 2 bilhões de pessoas . Esta projeção se deve aos avanços da tecnologia, medicamentos, transformação demográfica e queda acentuada de fecundidade nos últimos 20 anos.
De acordo com a organização, o Brasil já é o sexto país do mundo em maior número de idosos, com crescimento na ordem de 3,2% ao ano. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2005, existiam 120 idosos para cada 100 crianças. As pessoas com mais de 60 anos representavam 8,8% dos brasileiros, com previsão de que est e número alcance 18% em 2050.
A ciência e a tecnologia são fortes aliadas do envelhecimento com qualidade. Cosméticos e protocolos específicos são alguns benefícios proporcionados pelo desenvolvimento científico que prolongam a vida e aumentam o bem-estar do ser humano. O trabalho dos Profissionais Especializados garante ao cliente da Terceira Idade qualidade de vida, amenizando e reduzindo as conseqüências das alterações físicas e psicológicas desta etapa da vida.
O poder de compra e consumo desse grupo também deve ser considerado . Portanto, investir no cliente idoso pode ser um bom negócio para as Profissionais de Estética. Para isso, é necessário que as mesmas despertem e questionem quem é esse consumidor, quais são as suas necessidades, seus anseios, seus medos, evitando que est e nicho de mercado fique desamparado de atendimento.  
Para começar, é preciso compreender quais as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na Terceira Idade. São algumas delas: 
- A pele se torna mais pálida  e as feridas não se curam tão rápido . A pele se torna mais vulnerável aos danos causados pelo sol, menos capaz de produzir suor, menos eficiente na termorregulação, mais permeável e menos capaz de produzir uma resposta inflamatória ; 
- A pele se torna cada vez menos elástica e complacente, perdendo tônus e elasticidade . Há descolamento constante nas articulações e outros lugares. É empurrada ou dobrada, desenvolvendo as rugas. 
Além das mudanças visíveis que ocorrem na aparência física, mudanças relacionadas à idade na composição corporal também têm implicações na função física e na saúde, como:
- O aumento de peso e a diminuição da massa muscular, devido ao fato de o metabolismo se tornar mais lento e já não ter a mesma capacidade de absorver nutrientes e eliminar gorduras ; 
- Efeitos sobre controle motor, coordenação e habilidade ;
- Postura curvada, flexionada e equilíbrio tênue ;
- Depressão. Considerada uma das doenças mais preocupantes, atinge cerca de 15% dos idosos, com até 2% de casos graves. É um problema de grande dimensão, pois se observa que o número de pessoas da Terceira Idade cresce rapidamente no Brasil. A depressão se caracteriza pelo estado de sofrimento psíquico, que pode causar desordens no comportamento de uma pessoa, afetando de modo negativo seu estilo de vida.  Pode alterar o humor e a forma como interage com as pessoas. Este estado pode ser induzido por fatores biológicos, sociais e psicológicos.
2) A Importância da Hidratação da Pele
Assim como o Planeta Terra, o corpo humano é formado, em sua maior parte, por água . Ela pode representar até 70% do peso total de uma pessoa. Esta quantidade diminui com o decorrer do tempo, sendo que, aos 60 anos, este índice pode cair para 40%. Por isso, ainda durante a juventude, é preciso manter o corpo bem hidratado, por meio do consumo de água e com a utilização de produtos cosméticos apropriados. 
Mesmo sem a prática de qualquer atividade, o organismo elimina, diariamente, cerca de um litro e meio de água. A eliminação pode ocorrer de forma perceptiva (urina, suor) ou imperceptiva (fala, respiração). Daí a necessidade de ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia.
Quando a quantidade de água das células se encontra em nível abaixo do normal, algumas conseqüências são o ressecamento da pele, a baixa eliminação de toxinas e o mau funcionamento de diversos órgãos. Em condições normais, 70% da composição das células da epiderme presentes na camada basal (onde a célula se reproduz) são de água. Quando as células chegam à camada granulosa, onde começam a desfalecer  (mortas, em forma de escamas), a quantidade mínima de água necessária é de 10%. Abaixo deste valor, as células se apresentam ressecadas.
O sucesso de qualquer protocolo estético está relacionado com o consumo ideal de água pelo cliente. A carência de água compromete tratamentos de gordura localizada, celulite, flacidez, rachaduras , ressecamento da pele e, até mesmo, problemas de pele acneica. Os cremes hidratantes não repõem a água eliminada pelo corpo. Eles apenas ajudam a manter o líquido já existente no tecido epitelial. Um exemplo é a questão da flacidez: a derme – onde se encontram as fibras, o colágeno, a elastina – apresenta composição em gel. Este tecido precisa de água para manter-se firme. Mesmo pessoas que apresentem retenção de líquido precisam tomar água. O organismo que retém líquido também retém toxinas. Por isso, é importante o consumo de água. Massagens e drenagens linfáticas tratarão o problema da retenção. Desta forma, é atribuída aos Profissionais de Estética a importante missão de conscientizar seus clientes de que é indispensável ingerir, aproximadamente, dois litros de água por dia.
3) A Profissional de Estética e a Qualidade de Vida
As massagens e outros protocolos estéticos para clientes da Terceira Idade oferecem muitos benefícios . Em particular, são mais eficazes devido aos desafios emocionais e físicos que os idosos experimentam ao passar pelo processo de amadurecimento do corpo físico. Nesta fase, cabe à Profissional de Estética dedicar compreensão, atenção, carinho e protocolos específicos, que aliviem e previnam as conseqüências destas alterações.  
Pesquisas indicam que o contato social é um dos componentes-chave da saúde e felicidade nesta fase. O contato periódico entre a Profissional de Estética e o cliente pode ser significativo para satisfazer muitas necessidades do idoso. O cliente sabe que, quando visitar o Profissional de Estética, receberá atenção totalmente focada ao seu cuidado individual . Ele, então, se sentirá único e valorizado. A grande maioria dos idosos é sedentária, muitas vezes por dolorosas artrites, dificuldade de equilíbrio ou problemas circulatórios. Protocolos suaves, mas estimulantes, trazem alguns dos resultados que seriam conseguidos através de exercícios.  
Protocolos de hidratação e revitalização são os mais indicados, visto que a pele tem tendência a ficar desidratada, com a elasticidade reduzida e a vitalidade comprometida. Utilizar produtos naturais, com óleos vegetais biodegradáveis, sem a presença do óleo mineral, da parafina e dos parabenos é essencial, devido à sensibilidade cutânea do cliente.  
Diferencie-se! Utilize produtos naturais, livres de óleo mineral, parafina e parabeno. Opte por óleos vegetais e outros ativos renováveis da biodiversidade da Amazônia. Desenvolva protocolos especiais para a Terceira Idade, em ambientes diferenciados e com atendimento personalizado!  
Conquiste seu espaço e seus clientes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário